quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Troca de família, antes do Natal e Colônia

  Troquei de família e tudo correu normalmente. Eles me receberam muito bem e, como eu já conhecia a família, não me senti estranho. É muito bom ter irmãos de volta para conviver, me sentia um pouco sozinho na outra casa. Uma grande diferença aqui é a distância, só pra ir pra escola são 30 minutos. Alguns podem ver como desvantagem, mas pelo contrário eu penso que é mais uma oportunidade de exercício diário! E quando chove, neva ou venta em excesso, os host-parents nos levam de carro, então sem problemas.
  Final de semana do dia dois foi comprido. Sexta fui à uma festa de aniversário, depois Einstein e depois cinema. Vi "In Time", com o Justin Timberlake como ator principal. A ideia do filme é muito boa, recomendo! Sábado tivemos encontro de natal com todos os intercambistas do distrito na casa do Governador. Cada nacionalidade apresentou uma música natalina e depois todos cantaram músicas em alemão... Aqui uma:

O du fröhliche, o du selige
Gnadenbringende Weihnachtszeit!
Welt ging verloren,
Christ is geboren,
Freue, freue dich, o Christenheit!

e "Noite feliz":

Stille Nacht! Heilige Nacht!
Alles schläft; einsam wacht
Nur das traute heilige Paar.
Holder Knab im lockigen Haar,
Schlafe im himmlischer Ruh!
Schlafe im himmlischer Ruh!

Aproveitamos para trocar mais pins e cartoes... Meu blazer tá muito massa! Como acabou cedo, depois fomos para Bremen para festar!
  Dia seis foi dia de Sao Nicolau. Na mesa do café um prato cheio de doçes me esperava. Algumas famílias fazem com o sapato, outras com um prato, outras com ambos... Mas tem de se deixar um prato com bolachinha pro Niklaus em troca!
  Outra tradição da época de natal na Alemanha é o "Adventskalendar", no começo de Dezembro as crianças (lê-se os menores de idade) ganham um calendário com portinhas ou saquinhos. Cada dia abre-se um e ganha-se um chocolate ou um outro presente pequeno.
  Dia 12 foi o jantar de natal no meu Rotary. Conhecemos quatro sul-africanos que estao fazendo intercambio de curta duração. Eles são muito legais, foi uma noite muito engraçada! Eu, o Jason e a Rebekah tivemos de apresentar sobre o Natal em nossos respectivos países. Fiz a minha apresentação em alemão e os rotarianos ficaram muito felizes comigo! Também encontrei um casal de brasileiros que estavam trabalhando de garçons lá no local de encontro. Eles moram há 7 anos na Alemanha, incrível como a gente encontra brasileiro em todo o canto, até aqui em Emden!
  Sexta-feira do dia 16, nós intercambistas fomos chamados para participar da aula de política bilingual da oitava série. Fomos entrevistados e tudo mais, mostrei vídeos da cultura e de lugares bonitos do Brasil e acho que o pessoal curtiu. Também foi engraçado... "Entao, o que vocês querem saber sobre o Brasil?" "Quantos anos você tem?".
  Ainda no dia 16, minha primeira família anfitria nos levou à casa dos pais da Ulli, que fica bem perto de Colônia. Sábado, consequentemente, fomos para Colônia. Conhecemos a Catedral e subimos os 800 degrais até a torre, a Igreja de São Martin, fomos no museu do chocolate, no Hard Rock Café, passeamos perto do Rio Reno e pelo centro da cidade. Mas acho que um dia não foi suficiente, imagino que mais um tempo lá me permitiria conhecer Colônia de outra forma... Bom, talvez no Carnaval!

1 comentários:

dombosco-salesiano.blogspot.com disse...

"Noite feliz":

Stille Nacht! Heilige Nacht!
Alles schläft; einsam wacht
Nur das traute heilige Paar.
Holder Knab im lockigen Haar,
Schlafe im himmlischer Ruh!
Schlafe im himmlischer Ruh!

www.laerciobeckhauser.com

Postar um comentário