domingo, 25 de março de 2012

Sauerkraut

Fevereiro foi o mês mais frio na Alemanha. Não tivemos tanta neve mas o pouco que teve foi suficiente para a minha felicidade. Após umas três semanas de frio de -15 graus o canal estava congelado e pronto para patinacão. Fui somente duas vezes patinar no gelo: uma vez no canal perto da casa da Ronja, com ela, a Deike e o Jasper, e outra vez com o time de remo. A segunda vez foi bastante cansativa, como nao estou acostumado, após uma hora eu estava andando torto com os patins.
  Dia 04 foi o segundo Sleepover com os intercambistas organizado pelo Rotex e pelo Rotary Club de Brake. A comida estava muito boa e é sempre bom ver a galera toda reunida. Fomos visitar o porto de Brake durante o dia e durante a noite além de algumas dinâmicas de grupo ficamos jogando basquete e futebol.
  Os dias se foram de forma rápida e se resumiram nas idas básicas para a casa dos amigos, festa, Sauerkraut, Rotkohl, Bier e Käsekuchen. O carnaval passou e na minha cidade, Emden, ninguém fez nada. Também não fui para Colônia ou Dusseldorf, onde dizem ter carnavais muito bons, preferi dar prioridade a viagens futuras.
  Lá pelo dia 25 a Deike fez uma festa à fantasia (somente de super-heróis) comemorando o aniversário dela. Nos reunimos antes da festa no estúdio fotográfico do pai do Lukas onde fizemos uma foto de todos fantasiados. Botamos a foto em um retrato e, junto com uma grana, demos de presente para a Deike. Eu fui fantasiado de Punisher, que foi a coisa mais simples e rápida que eu consegui fazer. A festa estava muito boa, rolou até danca do Limbo com direito a "How low can you go" e Ivan realmente indo até o chão.
  Já no comeco de Março fiz uma coisa muito importante na escola: apresentação sobre o Brasil na aula de Geografia. Comecei perguntando "Woran denkt ihr wann Mann Brasilien sagt?" ("O que vocês pensam quando dizem Brasil?"). E responderam justamente o que eu queria: esteriótipos como belezas naturais, Rio de Janeiro, Futebol e Samba. Mostrei um vídeo que comprovava a maioria deles e logo em seguida expliquei que, em geral, esses esteriótipos podem ser confirmados, mas são usados para o turismo do país. Botei a primeira parte do Hino Nacional e cantei segurando a bandeira. Assim, expliquei o hino e a bandeira e aproveitei para falar da História. Fui montando uma linha do tempo no quadro e destacando os pontos mais importantes. Mostrei cada bioma, dei uma passada nas informações gerais e na localização destaquei o Brasil no mundo, a comparação do tamanho do Brasil com o tamanho da Europa, Santa Catarina destacada no mapa do Brasil e Joinville destacado no mapa de Santa Catarina. E comparei as àreas: Brasil-Alemanha, Santa Catarina-Baixa Saxônia, Joinville-Emden. Na parte da cultura, além do geralzão, botei os principais tipos de música pra tocar e alguns vídeos de música. Mostrei algumas plantas e animais, pontos turísticos e vistas bonitas, algumas personalidades, comidas e ensinei a fazer brigadeiro. Por último expliquei a história de Joinville e Santa Catarina, incluindo a parte da colonização alemã. A apresentação tomou um pouco mais de uma hora e ao final de tudo distribui brigadeiros para a turma. Todos elogiaram bastante e o professor destacou o meu alemão e a forma que eu sei soletrar. Fiquei bem satisfeito, o único problema é que essa "onda" de Brasil me deixou com muitas saudades de tudo, fiquei mal por uns dias.
  Dia 11 de Março fui remar sobre a água pela primeira vez. Remar não é fácil como parece e a máquina lá da academia não ajuda muito pra aprender a técnica. Há tanta coisa para prestar atenção ao mesmo tempo! Mas também não fui desastroso e nem chegamos a cair na água!! Ich freue mich auf remar de novo.
  Dia 15, completando sete meses de intercâmbio, peguei o trem bem cedo para ir até Bingen para visitar a Bianca, brasileira do mesmo distrito que eu no Brasil, o 4650. A viagem foi bastante longa: sete horas de trem e sozinho... ganz aline. Mas tudo valeu à pena, tive um final de semana incrível com o pessoal do distrito 1860, bastante mexicanos inclusive, voltei pra casa atordoado com "mexicanês". Conheci Wiesbaden, Heidelberg e Mainz. Nas últimas duas relaxamos à beira do Rio Reno, já sinto falta de lá.
   A primavera chegou e os dias estão ficando cada vez mais quentes e ensolarados. Die Sonne scheint e todo mundo fica com o humor cada vez melhor, inclusive eu. No momento escrevo aqui de Sauerland, em um local que a minha família anfitria alugou para passar a primeira semana de férias... É que nem uma pousada, podemos ir nadar todos os dias e tem várias atrações esportivas. Hoje fui visitar uma antiga escavação... Sim, já estou de férias. Depois da páscoa as aulas voltam e eu troco de família. Também logo já vem minha Eurotour e eu perco mais umas semanas de aula. Tudo está bom demais por aqui!