quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Deutschlandreise


  Oldenburg, 7:30 da matina, primeira parte do pessoal entra no ônibus para a viagem. Bremen, 8:15, o resto do pessoal se junta no ônibus. Mais de 40 intercambistas do mundo todo ansiosos pela Deutschlandreise... Dentre eles, 13 brasileiros.
  O primeiro dia foi mais sobre "se transportar", nao visitamos muitos lugares. A viagem de ônibus tomou bastante tempo. Paramos no Grenzmuseums, entre Hessen e Thüringen. Um museu na fronteira entre o Leste e o Oeste da Alemanha da época da Guerra Fria. Tanques, carros, motos, helicópteros, avioes e entre outros artifícios que foram usados na Segunda Guerra, nao muito atrativo, mas importante pra quem gosta de História. Dizem que cerca de 70 mil minas de plástico ainda se encontram ao longo da fronteira. Depois do museu fomos para Erfurt, capital de Thüringen, onde passamos a noite, em um Jugenhotel. Tivemos algumas horas livres para sair e aproveitar a cidade. Por recomendacao do próprio pessoal do Rotary fomos a uma Oktoberfest, último dia, nao sei como ainda estava lá! Nao muito grande, mas tivemos a melhor noite da viagem inteira lá, apesar do horário curto (tivemos de voltar à meia noite) deu pra aproveitar.
  Segundo dia cedinho fomos ao campo de concentracao "Buchenwald" onde passamos cerca de quatro horas. Nao imaginava que os campos de concentracao eram tao grandes. Buchenwald nao teve câmaras de gás, era um campo mais de aprisionamento e trabalho, é bem tenso andar pelo local e imaginar tudo que aconteceu por lá. Mais tarde fomos à Weimar, uma das cidades mais antigas da Alemanha. Visitamos à casa do Goet, escritor famoso aqui. Final da tarde voltamos pra Erfurt para passar mais uma noite. Encontramos um grupo de intercambistas mineiros que moram lá perto e fomos todos para um bar muito espacoso, pra caber toda a galera!
  No terceiro dia fomos para Berlin. A primeira coisa que fizemos ao chegar lá, após deixar as malas no Hostel, foi um Stadtrundfahrt (passeio de ônibus ao redor da cidade). Vimos o Estádio Olímpico, construído entre 1934 e 1936 para as Olimpíadas, o Bundestag (parlamento), Memorial do Holocausto, superlojas de departamento como a KaDeWe, a Ópera, o Haupbahnhof (metro), Torre de TV (vários ângulos), Berliner Dom, Muro de Berlin e muitos outros locais. Depois de voltar pro Hostel e jantar, tivemos tempo livre. Pegamos o metrô e fomos diretamente pra Alexanderplatz para encontrar um pub/barzinho legal. Rondamos por um tempo e o melhor lugar que encontramos (e que permitia gente menor de 18 anos) era perto da própria estacao, um pub muito massa com pista de danca e tudo mais.
  Quarto dia: fomos no Parlamento - Bundestag, no qual tivemos uma guia que explicou grande parte da história do local. No final do tour fomos à cúpula onde é possível ter uma vista muito bonita e com vários ângulos da cidade. Depois do parlamento fomos ao Brandenbugertour (Portao de Berlin), um dos lugares mais famosos da cidade. Depois disso tivemos tempo livre para explorar a cidade. Demos umas voltas (qualquer canto da cidade dá pra ver alguma coisa bonita) e fomos procurar algo para comer na Hauptbahnhof, que é super grande, estilo aeroporto. À noite nao foi muito especial, pois a galera estava exausta. Voltamos pro Hostel, comemos a janta e fomos dormir. DICA: sempre volte por pelo menos duas horas pro hotel, no meio do dia, pra tomar um banho e dar uma descansada.
  No quinto dia fomos à Postdam, visitar o Sans Souci Garten e fazer um tour pelo Neuen Palais. O lugar é incrível, muito bonito e cheio de história! Pra quem for, nao esquecam de pagar 3 Euros pra tirar foto quando for comprar a entrada! Tivemos o resto do dia livre mais uma vez. Decidimos visitar alguns museus e algumas lojas de souvenirs. Fomos ao Check Point Charlie's Museum, que fala sobre a época que Berlin estava dividida pelo Muro e os vários meios que usaram para escapar do lado Leste para o Oeste. Também fomos à Ilha dos Museus e entramos no Pergamonmuseum. Demos mais umas voltas pela cidade, sempre encontrando lugares ótimos para tirar fotos, paramos em mais algumas lojas de souvenirs e no Hard Rock Café, no qual há uma guitarra feita com um pedaco do Muro de Berlin. À noite foi confusa e demoramos para encontrar um lugar legal pra reunir a galera. Acabamos em um bar na Alexanderplatz. Todos estavam acabadassos por nao terem voltado para o hotel, aproveitem a dica!
  Obs: o transporte em Berlin é espetacular! Pega-se metrô para qualquer lugar com uma facilidade incrível, faz a cidade nao parecer tao grande assim! E a organizacao da cidade também é impressionante, tudo muito bem encaixado. Ir pra Berlin ou qualquer lugar com um grupo grande que quer se divertir faz a viagem mil vezes melhor!
  No último dia fomos para Wolfsburg. Visitamos o "Autostadt", cidade dos automóveis, no qual fizemos um tour com uma guia que nos mostrou os lugares mais legais, é muito moderno! Dizem que precisa-se de mais de um dia pra conhecer tudo. Tive oportunidade de ver de perto o carro mais rápido do mundo, o Bugatti Verona.
  A viagem acabou ao voltarmos pra Bremen, onde a tristeza chegou pela viagem ter acabado. Podemos até voltar para Berlin, mas nunca vai ser a mesma coisa sem o grupo.

0 comentários:

Postar um comentário