quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Primeiros dias

  Curitiba - Sao Paulo: 50 minutos
  Sao Paulo - Frankfurt: 11 horas, adiantar o relógio em cinco horas.
  Frankfurt - Bremen: uma hora

  Após deixar a família naquela choradeira, no Domingo, imediatamente entrei no voo para Sao Paulo. Em nenhum dos voos eu tive de esperar mais de duas horas. Resolvi nao comprar nada no Duty Free de Sao Paulo pois eu tinha a ideia de que o de Frankfurt seria melhor. Nao sei se era, pois o aeroporto de Frankfurt é gigante e as lojas todas espalhadas pelos portoes de embarque. Deveria ter comprado algo em Sao Paulo mesmo, pois era em Dólares. Enfim, as compras nao importam mais.
  Bremen, 2:30 da tarde, Segunda-feira, 15 de Agosto... Na hora de pegar as malas, encontrei um outro intercambista. Um argentino que parecia estar muito assustado com todas as novidades. Ele vai ficar no distrito 1850, assim como eu. Ramiro me perguntou se eu conhecia uma tal de Izabel Gama, comecei a rir pois ela é minha amiga lá do 4650.
  Malas em maos, saí do portao de desembarque, minha primeira Host Family já estava lá. Ulli e Thomas me receberam com um abraco, fiquei surpreso por que disseram que nao é assim que alemaes cumprimentam. Diretamente fomos para o carro, uma mini-van da Mercedes, bastante espacosa para caber a família inteira (no passado). Pegamos a estrada para Emden, uma hora e 40 minutos de viagem. No caminho já pude ver os extensos pastos verdes com vacas, diversas plantacoes de milho e moinhos de ventos (os novos), que cercam a cidade.
  Emden é uma cidade muito bonita, limpa e organizada. Logo que cheguei pude ver que todas as casas sao semelhantes por fora: tijolinho à vista e um jardim bastante incrementado. O jardim dos Büttners, em especial, é muito bonito. Eles tem um laguinho com carpas e vitórias-régia e diversas plantas diferentes das do Brasil, tem uma macieira! A sala é bastante espacosa, há sofas e tudo mais porém assiste-se TV sentado no chao. Eles conhecem jogos comuns para nós como Resta-um, Canastra, Mau-mau, Monopoly e Xadrez. A cozinha é bastante comum assim como o resto da casa. Mas nota-se a valorizacao da cultura, muitos quadros espalhados pelos cômodos, um piano na sala, um violao no meu quarto... Meu quarto é bem organizado e confortável. No primeiro momento livre que eu tive, desfiz as malas e arranjei um lugar bom pra cada coisa.
  Pelo que eu pude ver até agora, os alemaes nao sao frios, minha familia me recebeu muito bem e nao tivemos nenhum problema. Eles estao com o inglês bem afiado por que uma semana antes da minha chegada, estavam recebendo uma Indiana, um novo tipo de Intercâmbio do Rotary. Minha host sister, Charlotte, me levou até o centro da cidade  para eu ter uma primeira vista de Emden. Eram 8 horas "da noite" quando fomos, portanto já estava tudo fechado... Mas consegui tirar algumas fotos legais. Aqui, no verao, comeca a escurecer pelas 9 da noite, é bem dierente. No inverno, já comeca a escurecer às 5 da tarde.
  No segundo dia (Terca-feira), eu e Charlotte saímos mais cedo de bicicleta, fizemos a rota até a escola (7 minutos) e depois fomos ao centro para poder ver às lojas abertas. Entramos no Mercado e logo pude ver a diferenca de precos: coisas rápidas de se cozinhar, doces e porcarias, sao ridiculamente baratos. Já "especiarias", temperos mais elaborados e vinhos de qualidade, um pouco mais caros que no Brasil. Eletrônicos, com excessao dos da marca Apple, sao mais baratos, roupas de marca sao quase o mesmo preco, mas é fácil encontrar roupa de qualidade com precos ótimos. Me segurei pra nao comprar nada desnecessário, "consumismo exalando".
  Foi no segundo dia que eu conheci os outros intercambistas de Emden. Jason (dos EUA) e Rebekah (do Taiwan) vieram aqui em casa. E a Johanna, host sister mais velha que faz faculdade em Münster, também veio (ela vai pra Índia em alumas semanas, portanto tinha de tomar algumas vacinas). Todos fomos jogar Monopoly, incluindo Charlotte e Janes (little host brother da Rebekah). Foi divertido pois pudemos conversar bastante. O Jason, que já chegou há uma semana, me contou que já teve a oportunidade de ir à várias festas com o seu host brother Arne. Notei que Jason é uma pessoa bem agitada, que fala bastante... Por outro lado, Rebekah é bem tímida, nao falou mais de cinco frases durante o jogo.

  Acho que até agora foi só isso... As aulas comecam na Quinta-feira e Jason e eu estamos pensando em mudar pra 11th grade, onde estao todos os amigos do Arne, mas isso é pros próximos posts. E hoje os meus host parents vao me levar pra conhecer um pouco mais da cidade.

2 comentários:

Leonardo Beckhauser disse...

Ivan, você escreve muito bem.

Mantendo 50% do "tom" até o final de sua estadia, você voltará para o Brasil com um belo relato expresso. Será invejável e perene.

“consumismo exalando” hahaha quem não te conhece que te compre....

Anônimo disse...

Primo, que demais! adorei a redação, e que bom que sua família alemã é calorosa! haha aproveite cada minuto,e continue postando, beijão!
ah,é a carol prima.

Postar um comentário