segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Festivas e começo de ano

  O novo ano começou e o primeiro mês já mostrou quao bom o resto do meu intercâmbio vai ser. Primeiro uma relembrada:
 
  Um pouco antes do "Silvester" fui pra Hamburgo com o pessoal (Anna, Deike, Jasper, Josi, Lukas...). A cidade em sí é muito bonita, arquitetura e tudo mais. Também é um ótimo lugar pra "comprar", mas eu queria ver Pontos Turísticos, o que não tem tanto assim em Hamburg. Achei legal a Reeperbahn...
   O Natal passou e correu tudo muito bem. Tive uma festa de natal com o time de remo, que foi um churrasco, uma com os meus amigos e o Natal mesmo com a minha família anfitriã. O Reveillón foi simplesmente o melhor da minha vida, passei com meus amigos de sempre... Fizemos uma ceia e depois foi só festa!! Na hora da virada fomos pra rua e acendemos os fogos de artifício, foi muito divertido, nunca tinha acendido os meus próprios fogos!
  Minhas férias acabaram dia cinco de Janeiro. Apesar de não me importar de ir pra aula, as férias são muito melhores pois o pessoal está sempre livre, já que não têm de se preocupar com a escola. Durante essas duas semanas de férias saí todos os dias com os amigos e nos poucos momentos em casa passei vendo séries ou lendo.
  Dia 21 de Janeiro fiz uma prova de alemão para o curso que estou fazendo na "escola técnica". Achei o teste super difícil, mas uma semana depois veio o grande resultado: DOIS +! (as notas vão de um a seis, um é a melhor nota). Fiquei muito feliz com o meu resultado, ver que o esforço valeu à pena!
  Dia 22 fui para Hoykenkamp pra curtir a festa do Miguel, mais um brasileiro que está aqui no meu distrito. Comemos feijoada, pao-de-queijo e tomamos guaraná. Também ouvimos música brasileira e relaxamos com o pessoal... Foi bom pra matar um pouco da saudade do Brasil!
  Nevou pela primeira vez no dia 29. Foi só um pouquinho, mas a felicidade foi enorme. Eu já estava desacreditando que iria nevar esse ano. Melhor ainda foi essa última Sexta-feira, dia três de Fevereiro, que nevou um monte (relativamente, pra quem nunca tinha visto neve)! Na escola foi muito legal, ficamos do lado de fora fazendo guerra de bola de neve, eu estava bobo feito criança, até meus amigos ficaram felizes por eu finalmente ter visto neve! 
  Está ficando cada vez mais frio em Emden, no momento -10° C, e estou lidando muito bem com o tempo. A neve nem o frio me impedem de sair e -10° C nao é tao frio assim quando se tem as roupas certas, nao vejo diferenca entre -5 e -10. O canal e os lagos estão todos congelados e é epoca de patinar no gelo. Hoje, dia seis, fui patinar com a Deike, o Jasper e a Ronja no canal... Foi muito engraçado e divertido, amo esse tempo!
  Me sinto muito feliz na Alemanha e meus amigos são muito muito bons, me encaixo mais aqui do que no Brasil. E mesmo com esse forte sentimento de querer ficar, também tenho ansiedade de voltar pro Brasil e tocar a minha vida. Ou seja, me matar de estudar, passar no vestibular e entrar logo em uma faculdade.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Novo começo

  O ano de 2011 não se resume em quatro meses de intercâmbio. Mas no fundo, tudo teve a ver com ele. As pessoas que conheci e as amizades que marquei são para o resto da vida. Melhorei. Deixei o desnecessário para trás, comecei a me importar com outras coisas, aprendi a dar valor. 2011 foi com toda certeza o melhor ano da minha vida e o que me deixa feliz é poder dizer "por enquanto", pois foi apenas o começo.
  Com todo esse negócio de intercâmbio, passei a frequentar o Rotary e ver o quão maravilhosos eles são lá. Logo mais me juntei ao Interact e vi que eu poderia fazer parte dessa imensa ajuda e felicidade que toda a família rotária proporciona. Também fiz grandes amizades no processo de seleção, amigos que nunca vou esquecer, foi um próprio intercâmbio ainda estando no Brasil.
  Diferente. O intercâmbio me concedeu uma visão de mundo incrível e aprendi que as barreiras estão, na maioria das vezes, na nossa cabeça e não podemos ficar contentes sem ao menos tentar quebrá-las. Não importa para qual país eu fosse, eu teria o melhor ano da minha vida. Potencial. São as nossas escolhas que fazem o intercâmbio e dizer SIM com consciência abre muitas portas. Mas isso não implica que o Brasil não é bom e que só de "me livrar" dele já fico feliz. O que faz ser tão bom é a oportunidade de recomeçar. Ter tudo novo e renovar as energias para poder finalmente valorizar a vida que tinha e ainda mais extraordinário, misturar tudo que aprendeu e seguir um novo caminho.
  Mesmo dizendo que qualquer lugar seria bom, fico muito feliz por ter escolhido a Alemanha. Mas o que me prende aqui além das loucuras de intercâmbio? Gosto de quão atenciosos os alemães são, da organização, da facilidade de transporte, da eficiência, do fato de que é muito mais difícil diferenciar quem é pobre e quem é rico, os diversos pontos turísticos, a história, a arquitetura, a complexidade da língua alemã (amo aprender a gramática), amo a cerveja, amo as baladas, os preços, as distâncias, a segurança e o respeito.
  O intercâmbio pode ser comparado a um acampamento de férias, onde não só há diversão mas também aprendizado. Começo a descrevê-lo e acabo me perdendo, não sei se estou dando uma dica ou falando da própria vida. Voltar para a casa... Acordar do sonho e voltar à realidade? Não, prosseguir.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Troca de família, antes do Natal e Colônia

  Troquei de família e tudo correu normalmente. Eles me receberam muito bem e, como eu já conhecia a família, não me senti estranho. É muito bom ter irmãos de volta para conviver, me sentia um pouco sozinho na outra casa. Uma grande diferença aqui é a distância, só pra ir pra escola são 30 minutos. Alguns podem ver como desvantagem, mas pelo contrário eu penso que é mais uma oportunidade de exercício diário! E quando chove, neva ou venta em excesso, os host-parents nos levam de carro, então sem problemas.
  Final de semana do dia dois foi comprido. Sexta fui à uma festa de aniversário, depois Einstein e depois cinema. Vi "In Time", com o Justin Timberlake como ator principal. A ideia do filme é muito boa, recomendo! Sábado tivemos encontro de natal com todos os intercambistas do distrito na casa do Governador. Cada nacionalidade apresentou uma música natalina e depois todos cantaram músicas em alemão... Aqui uma:

O du fröhliche, o du selige
Gnadenbringende Weihnachtszeit!
Welt ging verloren,
Christ is geboren,
Freue, freue dich, o Christenheit!

e "Noite feliz":

Stille Nacht! Heilige Nacht!
Alles schläft; einsam wacht
Nur das traute heilige Paar.
Holder Knab im lockigen Haar,
Schlafe im himmlischer Ruh!
Schlafe im himmlischer Ruh!

Aproveitamos para trocar mais pins e cartoes... Meu blazer tá muito massa! Como acabou cedo, depois fomos para Bremen para festar!
  Dia seis foi dia de Sao Nicolau. Na mesa do café um prato cheio de doçes me esperava. Algumas famílias fazem com o sapato, outras com um prato, outras com ambos... Mas tem de se deixar um prato com bolachinha pro Niklaus em troca!
  Outra tradição da época de natal na Alemanha é o "Adventskalendar", no começo de Dezembro as crianças (lê-se os menores de idade) ganham um calendário com portinhas ou saquinhos. Cada dia abre-se um e ganha-se um chocolate ou um outro presente pequeno.
  Dia 12 foi o jantar de natal no meu Rotary. Conhecemos quatro sul-africanos que estao fazendo intercambio de curta duração. Eles são muito legais, foi uma noite muito engraçada! Eu, o Jason e a Rebekah tivemos de apresentar sobre o Natal em nossos respectivos países. Fiz a minha apresentação em alemão e os rotarianos ficaram muito felizes comigo! Também encontrei um casal de brasileiros que estavam trabalhando de garçons lá no local de encontro. Eles moram há 7 anos na Alemanha, incrível como a gente encontra brasileiro em todo o canto, até aqui em Emden!
  Sexta-feira do dia 16, nós intercambistas fomos chamados para participar da aula de política bilingual da oitava série. Fomos entrevistados e tudo mais, mostrei vídeos da cultura e de lugares bonitos do Brasil e acho que o pessoal curtiu. Também foi engraçado... "Entao, o que vocês querem saber sobre o Brasil?" "Quantos anos você tem?".
  Ainda no dia 16, minha primeira família anfitria nos levou à casa dos pais da Ulli, que fica bem perto de Colônia. Sábado, consequentemente, fomos para Colônia. Conhecemos a Catedral e subimos os 800 degrais até a torre, a Igreja de São Martin, fomos no museu do chocolate, no Hard Rock Café, passeamos perto do Rio Reno e pelo centro da cidade. Mas acho que um dia não foi suficiente, imagino que mais um tempo lá me permitiria conhecer Colônia de outra forma... Bom, talvez no Carnaval!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Possibilidades

  Intercâmbio. Oportunidade única na vida. Fazer novos amigos, conhecer uma nova cultura, fazer loucuras, ir de um extremo ao outro quando se trata de sentimentos, viajar, fazer mais loucuras, adaptar-se, sentir saudades, conhecer-se, crescer, não se reconhecer, nunca desistir de seus princípios, trazer a parte boa de sua cultura e ter muito orgulho dela, olhar pra sua bandeira e levantá-la como nunca a levantou. Tudo isso faz parte do grande caminho que é o intercâmbio. Praticamente uma nova vida, que começa a partir do momento que deixamos o nosso mundo para trás e vamos em busca de uma nova jornada.
  Para quem o tinha como um grande sonho, não sabe como reagir quando finalmente o realiza. Particularmente, me estranhei muito com a minha reação. Foi ridiculamente tranquila, sem nervosismos, sem preocupaçoes... Dizer que foi normal seria errado, foi diferente ao extremo. São sensações inexplicáveis e formas de agir na mesma forma. Os meses passaram e muito aconteceu. Todo final de semana uma experiência diferente, agenda lotada, se embabacando pra conseguir realizar tudo o que queria.
  Já é mais do que decidido pra mim mesmo que vou passar a minha vida viajando. Tenho pelo menos dez anos dela planejados e, desde que cheguei aqui, até alternativas. Se eu tivesse um desejo, só iria pedir para que tudo desse certo. Eu realmente preciso disso pra ser feliz? Muitas vezes coisas muito simples nos trazem felicidade. São nos momentos de relaxar em casa, enquanto sozinho, que começamos a pensar. Por que uma simples música que eu nunca tinha ouvido e gostei muito me faz sentir tão bem quanto todas essas realizações? Ler um livro e gostar demais... Um filme, uma série, ter uma boa refeição?
  É com uma experiência como o intercâmbio que aprendemos a fazer escolhas e ter responsabilidade. Sacrifícios, aprendemos a dar valor. Crescemos de uma forma extraordinária. É uma influência tão forte que aprendemos a ter o sentimento de independência. Também ganhamos o poder de quebrar barreiras "Por que eu nunca fiz isso no Brasil?". Aprendemos a ter olhos voltados para a realidade e discernir possibilidades.
  Afinal, por que eu quero isso? Pra que serve tudo isso? É a criação de objetivos e sonhos que nos mantém ocupados, vivendo intensamente para conseguir realizá-los, chegando aos nossos extremos e sempre esperando por algum acontecimento importante. O Intercâmbio acaba e mais uma vez renascemos, é mais uma nova jornada pela frente. Duas pessoas deixadas no passado, um terceiro mundo de descobertas. Olhar para trás e ter lembranças boas. Olhar para o futuro e ver um mundo de possibilidades.

domingo, 27 de novembro de 2011

O 506 se encontra em Bremen... E por aí vai!

  A semana que seguiu foi normal. Felizmente passou de forma rápida pois o final de semana prometia! Sexta-feira pegamos o trem, eu, o Jason e a Rebekah, para Bremen, onde iria ter um encontro massivo de intercambistas. Entre voltas e outras na cidade, todos se encontraram na estátua do Elefante ao anoitecer. Nao tenho certeza de quantas pessoas estavam lá, mas eu diria que em torno de 60, incluindo os Rotex do nosso distrito e vários intercambistas de outros distritos! Foi também uma oportunidade de rever amigos do Brasil, mais especificamente do grupo de intercambistas do D. 4650. Bianca, Catarina, Izabel e eu! O Pierre, francês cujo coracao é enorme, arranjou lugar para 21 pessoas na casa dele! Ele estava cansado de ver o pessoal desistindo de ir pra Bremen por falta de lugar para dormir e cedeu isso para nós! Muito generoso. Sábado eu queria ficar mais com a galera, mas o Lukas tinha convidado para a festa-de-aniversário-estilo-neon dele e eu nao poderia faltar. Com aquela dor já de saudades no peito, me despedi da galera e peguei o trem para Emden. Chegando lá fui diretamente pra festa! Foi na própria casa dele e foi muito boa! Compramos uma cadeira de massagem para dar de presente pro Lukas, acho que ele gostou.
  Segunda-feira nao passou em branco! Tivemos um evento do Rotary Emden com todos os intercambistas da área de Ostfriesland. Fomos para uma escola técnica, BBS II, para cozinhar para os Rotarianos. Uma parte do grupo ficou na cozinha e a outra teve de servir. Na parte da manha aprendemos e à noite aplicamos. À tarde fomos para o escritório do Herr Thiele, dono da fábrica de chá Thiele, marca de chá mais famosa da regiao e que vende o melhor chá do mundo, o Ostfriesisch tee. Ele nos contou toda a História da criacao desse chá e da onde ele pega as diversas folhas para fazê-lo... Vêm da regiao das "Índias" e é misturado com ingredientes daqui. Admito que o chá de Ostfriesland foi uma coisa que realmente me encantou.
  Sexta-feira mais festa de aniversário, da Anna, e chegamos na semana atual! Segunda-feira fui no cinema com os amigos, situacao cômica: o Lukas falou pra nao comprar nada de pipoca e refri pois ele já tinha trazido na mala. Nao estranhei tanto por que alemaes sao bem econômicos mesmo. Mas após 15 minutos de filme a Josi me oferece uma TANGERINA! Que farofada no cinema, eles comem de tudo lá! Segurei o riso e continuei vendo o filme, Atividade Paranormal 3.
  Terca resolvi entrar no time de remo pra poder usar a academia... Acabei me convencendo de remar também, parece ser bem legal. No verao vou tentar, agora é inverno e nao dá. E o pessoal foi muito legal, mais uma forma de fazer amigos.
  Sexta-feira depois da aula fui pra Bremen remarcar o meu voo e voltei lá pelas nove da noite, encontrei todo mundo no Subway e fomos para o Einstein, ter uma das melhores noites que eu já tive lá! Conhecia praticamente todo mundo que tava lá entao foi muito bom mesmo! Ontem fui na Igreja do Martinho Lutero pra ver uma missa de natal em inglês, a pedido da minha professora de alemao. Encontrei o pessoal da aula de alemao também e fomos pro Weihnachtsmarkt (mercado de natal) no centro da cidade. Tomei o meu primeiro Glühwein (vinho quente dos mais vagabundos com temperos como canela), preferia nao ter tomado, me obriguei por experiência mesmo, o gosto é horrível!
  Hoje vou trocar de família... Nao queria, já me acostumei com a que estou agora e apesar das manias eu gosto deles. MAS VAMO NESSA, intercâmbio é pra isso mesmo... NOVAS EXPERIÊNCIAS!

Semanas seguintes.

  Depois dos emocionantes dias da Deutschlandreise, foi tempo de relaxar. Meus host-parents já me aguardavam na tranquila ilha chamada Borkum. Dormi na casa do Jason e no outro dia cedinho fomos com o Herr Müller para o pequeno aeroporto da cidade para encontrar o amigo dele que tinha um aviao pequeno. E que por um acaso, estava no clima para voar até Borkum. O voo foi curto, cerca de 20 minutos, e nada-turbulento. Foi divertido voar pela primeira vez em um aviao menor, novas experiências. Com o Ferryboat levaríamos três horas para chegar lá. Passamos três dias em Borkum. Eu, o Jason, a Ulli, o Thomas e o Woltan. Fizemos uma volta completa de bicicleta na ilha, fomos em uma piscina in-door, saímos à noite e dormimos muito!
  Voltamos para Emden com o Ferryboat. Era domingo e ainda restava uma semana de férias. Na sexta fui mais uma vez para Münster com a Ulli o Jason e o Woltan (sim, o cachorro foi junto e incomodou bastante, ele queria mijar em tudo enquanto caminhávamos pela cidade). Encontramos a Johanna e fomos visitar alguns museus.
  Sábado à noite fui pela primeira vez no Galaxy, a melhor balada aqui da regiao. Além de ser extremamente barato, a música é sempre boa e o ambiente é ótimo. Único problema é a quantidade de gente, dessa vez estava muito lotado.
  Passando o final de semana as aulas voltaram. Segunda-feira, como decidido antes das férias, tentei mudar para a classe 11. Fui até a sala do Herr Martin para tentar. Ele me pediu um dia para ver o que ele podia fazer. Voltei no outro dia e ele disse que nao seria possível pois a classe 11 estava cheia e talvez em Janeiro daria. Falei com a líder da minha sala na 10, Frau Menschin, e ela disse que meu alemao nao é bom o suficiente ainda... Entendi que alguém me quer muito na 10, por nao haver motivos convincentes. Enfim, passou a semana e fiz coisas normais. Li muito, cortei o cabelo, sai com os amigos... Também comecei um curso de alemao novo, na escola técnica da cidade. É um curso oferecido pro pessoal que vem de fora e nao domina muito o alemao ainda. Tem gente do mundo todo: África, Venezuela, Índia, Colômbia, Turquia, China, Ira e alguns outros. O curso é muito bom, o nível é melhor e aprendo muito mais!
  Chegou a sexta-feira e fui pra Osnabrück SOZINHO, para ir à festa de aniversário do Joao, outro intercambista brasileiro do distrito. Me senti muito competente pegando os trens sozinhos, também só prova que o transporte aqui é extremamente eficiente e fácil de entender. Isso é uma das coisas que eu mais amo na alemanha! A festa estava muito massa! O host-brother do Joao chamou uns 20 amigos e mais um monte de intercambista apareceu por lá! Sábado passei o dia em trens intercalando com ônibus pra voltar à Emden. A rota normal estava em manutencao, me fazendo pegar uma rota alternativa e tomar mais tempo. Nao me senti entediado nem nada, nao quando estou com o meu bom livro e o sentimento de aventura que qualquer intercambista carrega no peito.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Deutschlandreise


  Oldenburg, 7:30 da matina, primeira parte do pessoal entra no ônibus para a viagem. Bremen, 8:15, o resto do pessoal se junta no ônibus. Mais de 40 intercambistas do mundo todo ansiosos pela Deutschlandreise... Dentre eles, 13 brasileiros.
  O primeiro dia foi mais sobre "se transportar", nao visitamos muitos lugares. A viagem de ônibus tomou bastante tempo. Paramos no Grenzmuseums, entre Hessen e Thüringen. Um museu na fronteira entre o Leste e o Oeste da Alemanha da época da Guerra Fria. Tanques, carros, motos, helicópteros, avioes e entre outros artifícios que foram usados na Segunda Guerra, nao muito atrativo, mas importante pra quem gosta de História. Dizem que cerca de 70 mil minas de plástico ainda se encontram ao longo da fronteira. Depois do museu fomos para Erfurt, capital de Thüringen, onde passamos a noite, em um Jugenhotel. Tivemos algumas horas livres para sair e aproveitar a cidade. Por recomendacao do próprio pessoal do Rotary fomos a uma Oktoberfest, último dia, nao sei como ainda estava lá! Nao muito grande, mas tivemos a melhor noite da viagem inteira lá, apesar do horário curto (tivemos de voltar à meia noite) deu pra aproveitar.
  Segundo dia cedinho fomos ao campo de concentracao "Buchenwald" onde passamos cerca de quatro horas. Nao imaginava que os campos de concentracao eram tao grandes. Buchenwald nao teve câmaras de gás, era um campo mais de aprisionamento e trabalho, é bem tenso andar pelo local e imaginar tudo que aconteceu por lá. Mais tarde fomos à Weimar, uma das cidades mais antigas da Alemanha. Visitamos à casa do Goet, escritor famoso aqui. Final da tarde voltamos pra Erfurt para passar mais uma noite. Encontramos um grupo de intercambistas mineiros que moram lá perto e fomos todos para um bar muito espacoso, pra caber toda a galera!
  No terceiro dia fomos para Berlin. A primeira coisa que fizemos ao chegar lá, após deixar as malas no Hostel, foi um Stadtrundfahrt (passeio de ônibus ao redor da cidade). Vimos o Estádio Olímpico, construído entre 1934 e 1936 para as Olimpíadas, o Bundestag (parlamento), Memorial do Holocausto, superlojas de departamento como a KaDeWe, a Ópera, o Haupbahnhof (metro), Torre de TV (vários ângulos), Berliner Dom, Muro de Berlin e muitos outros locais. Depois de voltar pro Hostel e jantar, tivemos tempo livre. Pegamos o metrô e fomos diretamente pra Alexanderplatz para encontrar um pub/barzinho legal. Rondamos por um tempo e o melhor lugar que encontramos (e que permitia gente menor de 18 anos) era perto da própria estacao, um pub muito massa com pista de danca e tudo mais.
  Quarto dia: fomos no Parlamento - Bundestag, no qual tivemos uma guia que explicou grande parte da história do local. No final do tour fomos à cúpula onde é possível ter uma vista muito bonita e com vários ângulos da cidade. Depois do parlamento fomos ao Brandenbugertour (Portao de Berlin), um dos lugares mais famosos da cidade. Depois disso tivemos tempo livre para explorar a cidade. Demos umas voltas (qualquer canto da cidade dá pra ver alguma coisa bonita) e fomos procurar algo para comer na Hauptbahnhof, que é super grande, estilo aeroporto. À noite nao foi muito especial, pois a galera estava exausta. Voltamos pro Hostel, comemos a janta e fomos dormir. DICA: sempre volte por pelo menos duas horas pro hotel, no meio do dia, pra tomar um banho e dar uma descansada.
  No quinto dia fomos à Postdam, visitar o Sans Souci Garten e fazer um tour pelo Neuen Palais. O lugar é incrível, muito bonito e cheio de história! Pra quem for, nao esquecam de pagar 3 Euros pra tirar foto quando for comprar a entrada! Tivemos o resto do dia livre mais uma vez. Decidimos visitar alguns museus e algumas lojas de souvenirs. Fomos ao Check Point Charlie's Museum, que fala sobre a época que Berlin estava dividida pelo Muro e os vários meios que usaram para escapar do lado Leste para o Oeste. Também fomos à Ilha dos Museus e entramos no Pergamonmuseum. Demos mais umas voltas pela cidade, sempre encontrando lugares ótimos para tirar fotos, paramos em mais algumas lojas de souvenirs e no Hard Rock Café, no qual há uma guitarra feita com um pedaco do Muro de Berlin. À noite foi confusa e demoramos para encontrar um lugar legal pra reunir a galera. Acabamos em um bar na Alexanderplatz. Todos estavam acabadassos por nao terem voltado para o hotel, aproveitem a dica!
  Obs: o transporte em Berlin é espetacular! Pega-se metrô para qualquer lugar com uma facilidade incrível, faz a cidade nao parecer tao grande assim! E a organizacao da cidade também é impressionante, tudo muito bem encaixado. Ir pra Berlin ou qualquer lugar com um grupo grande que quer se divertir faz a viagem mil vezes melhor!
  No último dia fomos para Wolfsburg. Visitamos o "Autostadt", cidade dos automóveis, no qual fizemos um tour com uma guia que nos mostrou os lugares mais legais, é muito moderno! Dizem que precisa-se de mais de um dia pra conhecer tudo. Tive oportunidade de ver de perto o carro mais rápido do mundo, o Bugatti Verona.
  A viagem acabou ao voltarmos pra Bremen, onde a tristeza chegou pela viagem ter acabado. Podemos até voltar para Berlin, mas nunca vai ser a mesma coisa sem o grupo.